segunda-feira, 13 de julho de 2015

MAIS DO QUE UM ALIMENTO, UM PATRIMÔNIO IMATERIAL!


Você sabia que a Tapioca é um dos patrimônios imateriais de Olinda? Não, pois é. A tapioca foi registrada pelo Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, em 2006, como parte do Patrimônio Cultural do município. Embora este registro não tenha abrangência estadual ou nacional, o reconhecimento da importância deste alimento como parte de nossa identidade é incontestável.

A tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco.


Apesar de muito popular e integrante da culinária típica de diversos estados nordestinos, a tapioca mais tradicional do Brasil ainda se encontra no Alto da Sé, em Pernambuco (preservada pela Associação das Tapioqueiras de Olinda).


Na Ilha de Itamaracá há dois lugares certos para quem deseja apreciar esta iguaria. O primeiro encontra-se em Jaguaribe (na Praça em Frente ao armazém Jaguaribe) e em Vila Velha na Barraca de Dona Idalice, que, por sinal, faz uma das tapiocas mais gostosas da cidade, onde você pode degustar observando uma das paisagens mais lindas da Ilha de Itamaracá, a Coroa do Avião.

Fonte: FUNDAJ | WAGNER'S BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário