quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cantora e cirandeira Lia de Itamaracá faz show gratuito em Brasília


"Brasília é uma cidade bem diferente, moderna, onde sou sempre bem recebida pelas pessoas", diz Lia
"Esta ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha de Itamaracá". O verso da mais famosa canção do gênero apresentou a pernambucana Maria Madalena Correa do Nascimento a brasileiros de outras regiões. Aos 68 anos, a cantora, patrimônio da cultura popular nacional, levou seu canto e sua dança para o exterior ao fazer apresentações em Paris, em Berlim e em Lisboa.

A Brasília, Lia veio algumas vezes e na, última delas, em 1º de janeiro do ano passado, participou da festa da posse da presidente Dilma Rousseff, na Praça dos Três Poderes. De volta à cidade, nesta quinta, às 21h, ela ocupa o palco da Sala Villa-Lobos (antes, será a vez do grupo brasiliense Mabembricantes mostrar seu trabalho); e amanhã, no mesmo horário, estará no Ginásio de Sobradinho, ao lado do grupo Luz do Samba. Em ambos os locais, a entrada é franca e os ingressos serão distribuídos hoje a partir das 14h, no foyer do Teatro Nacional.

Lia sempre morou em Itamaracá, ilha distante 35 quilômetros de Recife. Aos 12 anos, começou a participar das rodas de ciranda. O apelido lhe foi dado por Teca Calazans — artista pernambucana radicada na França — em 1960. A ciranda que fala dela foi divulgada nacionalmente pelo grupo Quinteto Violado, durante turnê nacional do show A feira, apresentado em Brasília em meados da década de 1970, no Ginásio do Colégio Marista.

Merendeira de profissão, Lia assumiu definitivamente o ofício de cirandeira em 1977 ao lançar o LPA rainha da ciranda. Mas, por 20 anos, suas apresentações ficaram restritas aos moradores de Itamaracá e aos turistas que visitavam a ilha. Ao tomar parte no festival Abril Pro Rock, em 1998, encantou os espectadores com seu vasto repertório que inclui também coco e maracatu.

World music 

A repercussão do trabalho a levou a gravar o CD Eu sou Lia, lançado em 2002, pelo selo Ciranda Records. O álbum de canções arranjadas com tarol, surdo e instrumentos de sopro foi lançado na França e nos Estados Unidos, onde ganhou a classificação de world music. A cantora chegou a gravar uma faixa do disco Rádio samba, da banda Nação Zumbi, ícone do mangue beat.

Outro representante do movimento, o cantor e compositor Ortinho gravou o rock Ciranda de Lia, que traz a letra: "Lia, essa ciranda quem me deu foi você/ E o que eu mais queria era te agradecer/ Com uma canção de amor cheia de alegria/ Com esse calor de cirandar de dia/ Mas que está difícil demais de arrancar um sorriso/ Da cara do povo/ Tá difícil uma roda de amigos difícil demais cirandar de novo".

"Eu agora me apresento no Centro Cultural Estrela de Lia, na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá. Consegui comprar o espaço com a ajuda de amigos", conta a cirandeira, que possui o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. "Meu sonho, agora, é gravar um DVD. Já tenho a ideia na cabeça. Quero registrar tudo, pois os turistas, os veranistas, que vêm me ver aqui em Itamaracá me carregam no coração deles, mas não têm à disposição o registro do canto e da dança da ciranda para levar com eles", revela.

Nos shows pelo 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, Lia vai interpretar canções como Eu sou LiaPreta cirandeiraCirandeira pela praiaMoça namoradeira e, claro, o clássico Cirandeira. "Brasília é uma cidade bem diferente, moderna, onde sou sempre bem recebida pelas pessoas, Isso para o artista é muito importante. Estou feliz por ter sido convidada para esse festival", diz Lia, que no carnaval pernambucano vai fazer várias apresentações, inclusive no desfile do Galo da Madrugada.
Irlam Rocha Lima 
Fonte: Correio Braziliense

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ultima semana para apresentação de propostas para o Carnaval da Ilha de Itamaracá 2012‏


Os interessados deverão inscrever suas propostas, no período de 06 a 27 de Janeiro de 2012de segunda a sexta-feira, durante o horário das 08 às 12 horas, no protocolo geral da sede da Secretaria de Educação e Cultura – SEC, Rua Padre Machado, 269, Pilar, Ilha de Itamaracá – PE CEP: 53.900-000. Serão também admitidas inscrições via Correios.



Baixe Aqui:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ASSIM DISSE O POETA:

Hoje faz quinze dias
Que fiquei na viuvez
A morte foi lá em casa
Levou a velha de vez
Foi o maior benefício
Que a dona morte me fez.
                    (João Furiba)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Secretaria de Educação e Cultura deu início às inscrições do Cadastro Cultural da Ilha de Itamaracá

    A Secretaria de Educação e Cultura deu início às inscrições do Cadastro Cultural da Ilha de Itamaracá. O Cadastro tem por objetivo identificar e mapear os Artistas, Produtores e Entidades Culturais da Ilha, além de credenciá-los para participarem do Conselho Municipal de Política Cultural e à concorrerem ao financiamento de projetos através do Fundo Municipal de Cultura. Podem se inscrever todas as pessoas físicas e jurídicas ligadas ao teatro, dança, música, artesanato, blocos ou troças carnavalescas, patrimônio histórico e artístico, capoeira, bandeiras de São João, entre outras manifestações da cultura.  Os cadastros serão realizados, das 8h às 12h, todos os dias, na Secretaria Executiva de Cultura. Com o intuito de dar conhecimento à população desta informação e de garantir a unidade do Governo Municipal, encaminhamos este circular para ciência de todos.

    Para efeito da realização do Cadastro Cultural as pessoas físicas e jurídicas deverão apresentar os seguintes documentos:

                               I.            PESSOA FÍSICA:

a)      Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
b)     Cópia dos comprovantes de residência há, pelo menos, 01 ano na Ilha de Itamaracá (conta atual e outra de há, pelo menos, 1 ano atrás); e
c)      Currículo em atividades culturais (anexar  comprovações).

                            II.            PESSOA JURÍDICA:

a)      Cópia do Ato constitutivo (contrato social ou estatuto) - Registrado há, pelo menos, 01 ano na Junta Comercial ou Cartórios de Registros, onde esteja expresso, como objeto estatutário, o exercício de atividade em, pelo menos, uma das áreas culturais indicadas nos arts. 1º e 2° da  Portaria SEC n° 07/10, de 13 de Maio de 2011 e alterações;
b)     Cópia da Carteira de Identidade e do CPF dos dirigentes responsáveis;
c)      Cópia do Cartão de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
d)     Currículo da empresa em atividades culturais ( anexar comprovações); e
e)      Cópia dos comprovantes de domicílio da empresa (conta atual e outra de há, pelo menos, 1 ano atrás). 

São considerados, para efeito da comprovação de residência:

                               I.            Conta de Água;
                            II.            Conta de Energia;
                         III.            Fatura de Cartão de Crédito;
                         IV.            Correspondência Bancária;
                            V.            Conta de telefone;
                         VI.            Correspondência ou documento expedido por órgãos oficiais (estadual, municipal ou federal);
                      VII.            Cópia do ato constitutivo (contrato social ou estatuto); ou
                   VIII.            Título Eleitoral.

Os documentos comprobatórios deverão estar em nome do artista ou entidade.

O artista ou entidade não possuir documentos que comprovem ser ele domiciliado há, pelo menos, 01 (um) ano na Ilha de Itamaracá, poderá apresentar a referida comprovação, em nome de outrem com o qual resida no tempo estabelecido, mediante a apresentação de declarações, com firma reconhecida, do grau de parentesco, prova de união estável e, quanto ao imóvel, apresentação do contrato de aluguel, de promessa de compra e venda ou de outro documento equivalente.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lia de Itamaracá faz aniversário e a população a saúda por mais um ano de vida




Em homenagem a esta data a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá encaminhará um Projeto de Lei que que institui o Dia Municipal da Ciranda, em consonância com o tema: "Cultura, Ciranda, Capitania: Nossa História Nasceu Aqui", que será trabalhado ao longo de 2012. "É necessário destacar a ciranda não só como manifestação cultural de um povo, mas o seu papel estratégico como um dos principais elementos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, bem como o papel de promover a inclusão social igualitária, sem discriminações ou preconceitos", afirma Edvaldo Júnior, Secretário Executivo de Cultura.

Biografia de Lia de Itamaracá

Maria Madalena Correia do Nascimento - a Lia de Itamaracá. Mulher simples, nasceu a 12 de janeiro de 1944 e nunca deixou a ilha, onde começou participar das rodas e cantar cirando quando tinha 12 anos de idade. Conhecida como a mais famosa cirandeira do Nordeste brasileiro, ela trabalhava como merendeira numa escola estadual de Jaguaribe e, por entendimento do Governo do Estado, passou a ser embaixadora da cultura de Pernambuco. Além de ciranda, Lia canta e compõe cocos de roda e maracatus.

Lia de Itamaracá gravou o seu primeiro disco em 1977, depois de 21 anos dedicados a compor e animar cirandas. O segundo disco saiu no ano 2000, lançado pela Ciranda Records e re-editado pela Rob Digital. Em 1998, Lia participou do Festival Abril Pro Rock, realizado entre Olinda e Recife, ocasião em que se tornou conhecida nacionalmente. Antes, Lia era famosa apenas na sua terra e entre compositores ou estudiosos da arte popular nordestina.

A compositora Teca Calazans foi uma das primeiras dessas pessoas dedicadas ao estudo da cultura popular do Nordeste a descobrir Lia. Em 1971, Teca estava em Itamaracá, onde costumava veranear, e conheceu Lia numa roda de ciranda. As duas acabariam fazendo alguns trabalhos juntas (resgate de canções de domínio público e composições delas). Mas a fama de Lia só ultrapassou os limites da Ilha de Itamaracá depois que outro respeitado cirandeiro (Antônio Baracho) lhe dedicou a seguinte ciranda:


Eu tava
Na beira da praia
Ouvindo as pancadas
Das águas do mar
Esta ciranda
Quem me deu foi Lia
Que mora na Ilha
De Itamaracá

Em 2001, Lia de Itamaracá levou a sua ciranda a Paris, onde lançou o CD “Eu Sou Lia” e onde fez várias apresentações. Em 2003, a cineasta carioca Karen Akerman começou registrar a vida da cirandeira, para um documentário que pretende realizar, sob o mesmo título de CD de Lia. Em reconhecimento de seu trabalho a FUNDARPE promoveu o seu Registro como Patrimônio Vivo. E o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, a premiou com a medalha do Mérito Cultural. 

sábado, 7 de janeiro de 2012

Secretaria de Educação e Cultura da Ilha de Itamaracá lança o II Edital de Seleção Pública de Projetos para a XIII FENEARTE 2012


Secretaria de Educação e Cultura da Ilha de Itamaracá lança o II Edital de Seleção Pública de Projetos para a XIII FENEARTE 2012. Constitui objeto do presente Edital a seleção de projetos culturais oriundos da produção independente, na área de artesanato, voltados  às obras e artesãos que participarão da XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE que será realizada entre 06 e 15 de julho de 2012, no Centro de Convenções de Pernambuco, bem como de outras Feiras e Mostras de Artesanato, realizadas ou não pelo município no âmbito de 2012, que sejam de interesse e relevância para Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá.

Os interessados deverão protocolar os projetos culturais, bem como a documentação exigida, no período compreendido entre 06 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2012, no horário das 08 às 12 horas, na Secretaria Executiva de Cultura, situada na Av. Padre Machado n° 269, Pilar, Ilha de Itamaracá – PE, CEP: 53.900-000, dirigido diretamente à Secretaria de Educação e Cultura. 

O encaminhamento dos projetos poderá ser efetuado mediante formulário, conforme modelo constante do anexo I, em 02 (duas) vias, devidamente identificadas pelo proponente, numeradas seqüencialmente e devidamente rubricadas, ou por registro videográfico (audiovisual) com o preenchimento oral do formulário anexo I, por parte do artesão proponente, e entregue em envelope lacrado sem identificação externa do Proponente, contendo apenas a seguinte inscrição no envelope:

Secretaria de Educação e Cultura
Secretaria Executiva de Cultura - SECULT
Ref.: Inscrição de Projeto Cultural – FENEARTE 2012

Baixe Aqui:
Edital Completo
Anexo I - Formulário de Inscrição

Prefeitura da Ilha de Itamaracá recebe Propostas para o Carnaval Multicultural 012


A Secretaria de Educação e Cultura da Ilha de Itamaracá, publicou nesta sexta-feira (06/01/2012), o I Edital de Convocatória de Propostas para o Carnaval 2012. Constitui objeto desta Convocatória a criação de um banco de propostas de apresentações culturais que poderão ser utilizadas para compor a grade de programação do Carnaval Multicultural da Ilha de Itamaracá 2012, que será realizado no período compreendido entre 17 e 21 de fevereiro de 2012.

Os interessados deverão inscrever suas propostas, no período de 06 a 20 de Janeiro de 2012de segunda a sexta-feira, durante o horário das 08 às 12 horas, no protocolo geral da sede da Secretaria de Educação e Cultura – SEC, Rua Padre Machado, 269, Pilar, Ilha de Itamaracá – PE CEP: 53.900-000. Serão também admitidas inscrições via Correios.

As propostas deverão, obrigatoriamente, ser entregues em 01 (uma) via impressa do formulário, em envelope lacrado e com a designação expressa da Área Cultural desejada (Cultura Popular, Música, Teatro e/ou Circo), de acordo com a seguinte orientação:

Pessoa Física - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

a)      Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
b)      Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
c)      Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Física e do grupo ou agremiação;

Pessoa Jurídica - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

a)      Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
b)      Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
c)      Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Jurídica;

  • Serão desclassificadas todas as propostas que não forem apresentadas no formulário fornecido pela SEC e que não estiverem devidamente assinadas pelo proponente ou representante legal do proponente.
  • Serão desclassificadas as propostas da Área de Música que não incluírem em seus anexos material de áudio (CDs) e/ou vídeo (DVDs).
  • Serão desclassificadas as propostas de Cultura Popular, Teatro e Circo que não incluírem em seus anexos materiais tais como fotos e/ou CDs e/ou DVDs.
Baixe Aqui:

Festa do Bom Jesus dos Passos é comemorada com buscada e atrações musicais



Neste final de semana, a Igreja de Jaguaribe, em parceria com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, realiza a festa em louvor ao Bom Jesus dos Passos.

Neste sábado, 07 de janeiro, haverá a buscada da imagem, às 15h, da Capela de São Paulo, no Forte Orange, com procissão até a Igreja do Bom Jesus dos Passos, em Jaguaribe. Em seguida, haverá uma missa no palco localizado na área externa.

Os festejos continuam com a apresentação de atrações musicais. Já na sexta, o Ministério de Música Ágape se apresenta no palco. No sábado, será a vez do Ministério Trinitários e Adilson Ramos. No domingo, Celso Pontes e Banda Dom da Paz e Lia de Itamaracá encerram a festa.

Fonte: Site da Prefeitura da Ilha de Itamaracá